quinta-feira, 28 de maio de 2015

Lembrando os valorosos feitos de 1926...


Em 1926 o país estava num estado lastimável. Os republicanos, na sua maioria tresloucados radicais e sem capacidade para desempenhar cargos governativos, não tinham capacidade para resolver os problemas do país.

Pelas 6:00 horas da madrugada do dia 28 de Maio de 1926, em Braga, sob o comando do valoroso general Manuel de Oliveira Gomes da Costa, inicia-se a sublevação militar, organizando-se uma coluna que marcha, país fora, até Lisboa, com aplausos e completo apoio do povo português.

A valorosa empresa de Gomes da Costa e a completa adesão do povo aos acontecimentos de 28 de Maio, a cujo feito a pátria tanto deve, está patente no desfile de 7 de Junho, na Avenida da Liberdade, onde acode Lisboa toda que, com a sua ovação, em nome de todo o país, sagra, de forma indelével, os heróis desta data.

Expurgado o radicalismo terrorista da 1ª república, estão criadas as condições para se começar a consolidar os alicerces do país que ansiava por paz e progresso.

Tudo isto se deve àqueles que, nesta data, mas em 1926, emprestaram o seu esforço à preservação da paz e do progresso, nesta pátria multicentenária em que hoje vivemos.


Que falta faz hoje, a este país desnorteado, gente com a têmpera, a bravura e as ideias do General Gomes da Costa! 

Nenhum comentário: